Perguntas frequentes

Como faço para adquirir um pecúlio ou seguro da Equatorial? Ver resposta

Você pode entrar em contato com nossa matriz, escritório e representantes credenciados à Equatorial, mais perto de sua região, para mais informações. Os telefones estão disponíveis no menu "ONDE ESTAMOS” de nossa página.

Qual a documentação necessária para a solicitação de um benefício de MICROSSEGUROS? Ver resposta

Solicitar a abertura do sinistro/benefício através da Central de Atendimento - 0800 644 0144, ou através dao contato na Matriz da Equatorial.

No caso de Morte Natural/Acidental

a) Aviso de sinistro;
b) Certidão de óbito do segurado;
c) Boletim de ocorrência, se for o caso;
d) Documento de identificação dos beneficiários;
e) Carteira nacional de habilitação(CNH), na hipótese do sinistro envolver veículo dirigido pelo segurado;

No caso de Invalidez Permanente Total por Acidente (IPTA)

a) Aviso de sinistro;
b) Boletim de ocorrência, se for o caso;
c) Documento de identificação do segurado;
d) Carteira nacional de habilitação(CNH), na hipótese do sinistro envolver veículo dirigido pelo segurado;
e) Relatório ou laudo preenchido pelo profissional habilitado que prestou o atendimento, com as especificações técnicas, diagnósticos necessários e a data da invalidez.

No caso de Reembolso de Despesas com o Funeral (RF):

a) Aviso de sinistro;
b) Certidão de óbito do segurado;
c) Notas fiscais e outros comprovantes originais das despesas efetuadas com o funeral do segurado;
d) Documento de identificação daquele(s) que realizar(em) as despesas.

Qual a documentação necessária para a solicitação de um benefício previdenciário de Pecúlio? Ver resposta

a) Documento de Identidade do participante;
b) Certidão de Óbito do participante;
c) Documento de Identidade, Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento e CPF dos beneficiários e do(s) representante(s) legal(is), se for o caso;
d) Boletim de Ocorrência Policial e Laudo de Necropsia do Instituto Médico Legal, se for o caso;
e) Laudo do médico assistente do participante.

Qual o prazo para receber a indenização? Ver resposta

A liquidação dos sinistros deverá ser feita num prazo não superior a trinta dias para Pecúlios e não superior a 10 dias para Microsseguros, contados a partir do cumprimento de todas as exigências contratuais feitas ao segurado. A contagem do prazo poderá ser suspensa quando, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados novos documentos, sendo reiniciada, de quando havia parado, a partir do cumprimento das exigências pelo segurado.

O que eu posso fazer, pois não tenho condições financeiras para continuar pagando o meu plano? Ver resposta

Você pode reduzir o valor da contribuição e/ou prêmio. Ressaltamos que o valor do benefício também será reduzido, proporcionalmente. Para isso, você deverá encaminhar carta de próprio punho com a solicitação, constando:

- Nome completo;
- CPF;
- Assinatura do segurado;
- Cópia do contracheque;
- Cópia do RG.

Como devo proceder para solicitar resgate? Ver resposta

Este(s) plano(s) de pecúlio e seguro são estruturados no regime financeiro de repartição simples e devido à natureza deste regime, não é devida a concessão de resgate, saldamento ou devolução de quaisquer prêmios pagos, uma vez que cada pagamento é destinado a custear o risco inerente à indenização no período.

Não havendo nomeação de beneficiário na apólice de seguro ou no Pecúlio, qual o procedimento a ser seguido à época do pagamento da indenização? Ver resposta

Na falta de indicação da pessoa ou beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, o capital segurado será aos herdeiros legais, obedecida a ordem da vocação hereditária. Na falta destes, serão beneficiários os que provarem que a morte do segurado os privou dos meios necessários à subsistência.

Para solicitar a renomeação dos beneficiários é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento através do 0800 644 0144 e solicitar o Formulário de Alteração de Beneficiários. O mesmo deverá ser encaminhado junto com a cópia do RG e contracheque do segurado, para:

- Equatorial – Setor de Benefícios
- Av. Paranaíba, 538 – Centro – Goiânia – GO – CEP: 74.020-010

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